A Harmonização Com Pratos

A experiência de saborear um bom prato com um vinho pode ser prejudicada,caso eles não tenham uma boa combinação. Escolher o vinho certo e a comida certa é chamada de harmonização; nos restaurantes,o sommelier é o profissional que dá assessoria ao cliente.
Essa harmonização é uma das questões mais controversas da gastronomia,pois há um embate sobre as combinações em que há muitas possibilidades. Alguns autores rebatem tentativas de harmonização feitas por intuição ou gosto pessoal,argumentos que quanto mais regras se tem sobre se tal vinho irá combinar com determinada preparação.Conheça algumas delas.
Adequar o peso de um vinho com o peso do prato,um prato consistente e pesado precisa de um vinho encorpado,um mais leve deve ser acompanhado por um rótulo leve também.Caso contrário há um desequilíbrio
É preciso estabelecer uma hierarquia das características do vinho e do prato para saber se haverá uma boa harmonização
Evite acompanhar alimentos amargos ou com muito sal com vinhos que tenham muitos taninos,pois vinhos bastante alcoólicos não se dão bem com pratos picantes ou muito salgados. Podemos harmonizar por semelhança de aromas, vinhos de aromas frurados e prato com frutas.Ou podemos harmonizar por complementação,quando aromas diferentes se unem e formam um conjunto agradável
Na dúvida acompanhe peixes,aves e carnes brancas com vinhos e espumantes brancos, e as carnes vermelhas com vinhos tintos. Mas as regras não são universais,podendo ser seguidas ou quebradas.
Ass: Aluna 7
Ass: Aluna 7
Comentários
Postar um comentário